terça-feira, 11 de dezembro de 2012

[Opinião] "O Circo dos Sonhos"de Erin Morgenstern (Civilização Editora)

0


Sinopse:
Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite.
Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz - um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor - um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.
Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.

Escrito numa prosa rica e sedutora, este romance arrebatador é uma dádiva para os sentidos e para o coração. O Circo dos Sonhos é uma obra fascinante que fará com que o mundo real pareça mágico, e o mundo mágico, real.

Ficha Técnica:


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 464
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722634267

Opinião:

A minha curiosidade por este livro nasceu primeiro com a capa, e depois com a sinopse. Quando o livro me chegou às mão senti imediatamente uma vontade enorme de o ler e mergulhar no mundo que Erin criou. O início é bastante enigmático e este tom é mantido por todo o livro, o que torna a sua leitura viciante. Somos imediatamente levados para a época vitoriana onde os circos estavam em voga e eram aguardados com grande ansiedade pelas populações, que corriam para os ver.

O que mais neste livro foi a subtileza do que é relacionado com a magia, esta acontece mesmo nos olhos dos comuns mortais, que a confundem com ilusionismo. O confronto entre as duas personagens não é directo, aquelas lutas de relâmpagos e de bolas de fogo que a literatura fantástica nos habituou são, aqui, inexistentes. A magia é subtil e o confronto algo belo e delicado. Com pequenas coisas que aparecem do ar e são adoradas. É um jogo de perícia e de vontades.

Todas as personagens, principais e secundárias, são ricas e profundas. Demonstrado todo o trabalho de construção da autora.

Acompanhamos o crescimento de Célia e Marco, alheios ao que o futuro lhes reserva e intimamente ligados um ao outro. O amor é inevitável. O que os separa é o egoísmo dos seus professores e o jogo que tem de continuar, até um deles ser vencedor, e isso à custa do quê? Conseguirão ser felizes? As respostas apenas se encontram nas últimas páginas, num final surpreendente e emocionante. Que vai muito além do esperado, levando o livro para um nível superior.

"O Circo dos Sonhos" é um livro com leitura fácil, descrições requintadas e onde acção que flui naturalmente. Como romance de estreia, Erin não podia ter feito melhor. Colocou a fasquia numa posição elevada para um segundo romance, aguardo ansiosamente por novidades.


Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário