quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Novidade Porto Editora


Uma amizade misteriosa vence Prémio Conto Infantil Ilustrado 
Histórias escritas e ilustradas por crianças distinguidas em
iniciativa do Correntes D’Escritas e Porto Editora.
O conto Uma Amizade Misteriosa, da autoria dos alunos do 4.º A do Externato Infantil e Primário “O Paraíso dos Pequeninos”, de Lourosa, conquistou o primeiro lugar da VII edição do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D’Escritas / Porto Editora.
Este prémio, que é dirigido aos alunos e professores do 4.º ano de escolaridade, distinguiu ainda os trabalhos uma teia especial, da turma 4.º D da Escola EB1 de Oliveira do Castelo – Guimarães (segundo lugar) e Uma viagem inesquecível, da turma 4º D da Escola EB1 de Igreja-Meadela – Viana do Castelo (terceiro lugar), havendo a registar as menções honrosas, na categoria Texto, aos contos Afinal… a escola é Divertida! (4º A, do Instituto de Promoção Social de Bustos Colégio Frei Gil, Bustos) e Porquê? (4º. ano do Colégio Académico, Lisboa), e na categoria Ilustração ao Um Conto muito Louco (turma V4B, da EB1 de Torres Vedras).
A cerimónia de entrega dos prémios acontecerá durante a Sessão de Encerramento do “Correntes D’Escritas, agendada para as 18:00 do próximo sábado, 28 de fevereiro, no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim.

Homenagem a Almeida Faria
A edição de 2015 do “Correntes D’Escritas” homenageia escritor Almeida Faria, assinalando os 50 anos desde a primeira edição de A Paixão (Assírio & Alvim) e acolhendo também a reedição deCavaleiro Andante, que será assinalada hoje com uma conversa com o editor da Assírio & Alvim, Vasco David, às 21:30, no Hotel Axis Vermar.
Outro escritor em grande destaque é o cubano Leonardo Padura, que estará no “Correntes D’Escritas” para o lançamento do seu livro Hereges (Porto Editora), a ter lugar amanhã, às 17:00, na Sala de Atos do Cine-Teatro Garrett. Mas ainda hoje Leonardo Padura participará na mesa “A Literatura é um poço de liberdades” (Sala Principal do Cine-Teatro Garrett, 17:30). Leonardo Padura estará também na sessão “Correntes no Instituto Cervantes”, em Lisboa, dia 2 de março, a partir das 18:30.
De realçar ainda a participação neste “Correntes D’Escritas” de José Tolentino Mendonça (participará na mesma mesa de Leonardo Padura), Ana Luísa Amaral (mesa “A verdade dos Prémios Literários: o poder das narrativas e/ou as narrativas do Poder”, amanhã, 10:00, Sala Principal do Cine-Teatro Almeida Garrett), Francisco José Viegas (mesa “O silêncio é o sal da escrita em construção”, amanhã, 17:30, Sala Principal do Cine-Teatro Almeida Garrett) e Gonçalo M. Tavares (mesa “Literatura: uma questão de inteligência invisível”, sábado, 15:30, Sala Principal do Cine-Teatro Almeida Garrett).
 
 

LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário