quinta-feira, 19 de março de 2015

[Opinião] "O ano mais estúpido do meu irmão mais novo" de Miguel Morais (Porto Editora)



Sinopse:

Olá, eu sou o Miguel, e este é o diário do palerma do meu irmão mais novo! Nele vais poder ler os seus enormes disparates, em casa e na escola, esgotando a paciência à família e à professora. Tirando a adoração que tem pelo futebol, seja na PlayStation ou com caneladas a sério, tudo lhe faz confusão e o empurra para um conjunto de trapalhadas, não havendo limites para tamanha estupidez. Até mesmo a Francisca, a miúda por quem ele se apaixonou, quer distância da sua cabeça oca! Mas nem isso ele consegue perceber…

Olá, eu sou o Gonzo! Posso não ter a inteligência do meu irmão mais velho, mas isso não me impede de curtir a vida. Neste livro, não percas a chegada a casa do meu animal de estimação nem os meus jogos de futebol do campeonato da escola. Descobre também como resolvi melhorar a minha imagem com uma tesoura de cortar peixe e como criei a minha fantástica alcunha. Entra nas minhas aventuras de geocaching, vê como me diverti no Carnaval e na Páscoa e como me comportei na apresentação à família da feiosa namorada do meu irmão. Ah, claro, e prepara-te para conheceres o plano brilhante que elaborei para conquistar a Francisca!

Ficha técnica:

Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 144
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-72778-7


Opinião:

Já há muito tempo que não me ria tanto quando lia um livro. "O ano mais estúpido do meu irmão" mostra—nos as peripécias de Gonzo escritas na primeira pessoa. Vemos o mundo pelos seus olhos e tentamos perceber a sua lógica e visão do mundo, o que cria os momentos divertidos.

Gonzo é caracterizado como um menino bastante confuso e com uma visão muito particular do mundo, a qual muitas vezes nos ilude e ignoramos, sendo assim o autor  consegue  arrancar gargalhadas ao leitor.

O autor utiliza uma linguagem que é natural para a idade do personagem e nos mostra como, por vezes termos mais acesso à informação através da Internet não nos torna mais inteligentes. Caso não saibamos trabalhar essa informação podemos tomar decisões erradas e ficar com noções erróneas.
Um livro muito divertido que vai agradar a miúdos e graúdos.

Depois de ler este livro fiquei com curiosidade para ler o restante da história e ver que novas decisões o Gonzo vai tomar e que novas gargalhadas nos vão arrancar.

Sem comentários:

Enviar um comentário